O Escritor

Minha foto
Leopoldina, MG, Brazil
A pessoa ideal para conversar sobre bons assuntos. Apenas bons assuntos... Caso queiram dividir os seus problemas, estou disposto a ajudar dentro dos parâmetros possíveis... Se for preciso criticar, não esperem que ele vá mentir. Mas no fim das contas verás que ele está certo. Abraços a Todos. No mais. Estou indo embora...

sábado, 29 de janeiro de 2011

E se eu fosse Preto?



Cotas?
Pra que?
Faculdade não é pra "Branco", não é pra "Preto", não é pra azul e não é pra amarelo...
É pra quem é capaz.

Se o negro tem capacidade de atingir a pontuação exigida pelo vestibular ótimo.
Se o branco tem, ótimo.

Mas se não tem... Lamento...

Vejamos a parte lógica:
Um negro e um branco disputam vaga em uma universidade.
No processo seletivo o branco faz 37 pontos, o negro 35.
Quem é admitido na faculdade?
O Negro.
Sim....
O Negro...
*Digamos que é uma forma indireta do governo dizer que uma raça é inferior a outra. Com mais clareza: O Negro é burro o Branco é inteligente. E que uma raça só conseguirá entrar na faculdade com uma cota pré estabelecida de que 20% dos alunos devem ser negros, e outros 20% de Escolas públicas...
Quando os 60% já estão preenchidos, começa o sistema de cotas...
Beneficiando uns, prejudicando outros*

Nos EUA houve um movimento negro para acabar com o sistema de cotas, pois pensaram "pra que isso? Eles não são melhores que nós.”.
E no fim as cotas foram derrubadas...
O problema é que no Brasil tudo ta certo, tudo ta bom...

A implantação do sistema de cotas nas universidades brasileiras foi o decreto do racismo “admitido” por lei. Onde os próprios beneficiados deveriam se aliar aos prejudicados para que juntos consigam reprimir a discriminação racial no Brasil.

5 comentários:

  1. É meu amigo na verdade o que deveríamos estar discutindo seria a melhoria no ensino básico para todos,mas lamentavelmente e notado em todos as fases do ensino a quantidade de negros que vão preenchendo os bancos das séries vão caindo vertiginosamente, por exemplo , eu antes de me ingressar no curso superior fiz 02 cursos no CEFET, e olha que convivi com apenas 03 negros neste período, depois no ensino superior na licenciatura apenas eu entrava para estatística, hoje de volta aos bancos da faculdade para concluir o bacharelado também sou apenas um na estatística. Então meu rapaz não acredito que número de negros que chega as faculdades tira a vaga de ninguém e sim fica vagas ociosas. O que deveríamos estar discutindo realmente fazer que todos cheguem de iguais condições, com um ensino melhor para todos. Uma proposta boa que gostaria até de me inteirar mais seria a proposta de filhos de políticos estudarem em escola públicas só assim acredito eu que olhariam para as escolas públicas onde está a maior parte da população e por coincidência um grande número de negros. Outro fato e que gostaria de saber por que chegou-se o sistema de cotas nas universidades? Outro os negros americanos lutaram por suas liberdades e as realmente a conquistaram, por isso, pode ter sido o fato de dizer não as cotas e outra o Brasil foi um dos últimos países a libertarem os negros e curiosamente Leopoldina foi uma das últimas cidades mineiras. Mas ai esta o problema foram libertados, seria mais um manejo político? Me desculpem os abolicionistas que muito contribuiriam para a abolição. O que quero dizer que libertaram e simplesmente deixaram os negro a própria sorte, numa terra distante, sem meio de retornar ao continente de origem e o pior sem identidade.E na verdade até hoje vemos algumas parte do continente africano bem atrasado em relação a países do mundo. Talvez não e interessante saber se é justo as cotas e saber de onde veio as idéia das mesmas o porque de tudo isso. Já estava esquecendo não usei nenhuma ajuda do governo para me formar.
    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  2. Olá EDSON é um prazer recebe-lo aqui...
    Primeiramente eu gostaria de deixar claro aqui que o intuito do texto não supervalorizar ou rebaixar raças.
    O que eu quero dizer é que independentemente de um negro tirar a vaga de um branco, ou um indio tirar a vaga de um branco, mesmo que isso não ocorra...
    É preconceito por parte do governo quando ele favorece o negro, o indio...
    E que os próprios favorecidos deviam pedir para que isso acabe assim como fizeram nos EUA.
    Sendo ainda mais claro, não é dizer quem entra ou quem sai da faculdade.
    é a forma como entra.
    Você acha justo o sistema de cotas?
    "e olha que convivi com apenas 03 negros "
    Você sabe por que.
    Porque desde os primórdios do Brasil os Negros eram as principais figuras nas tarefas xulas da nação.
    E assim evoluiu do quilombo pra favela... E o que os negros dos quilombos queriam? A Liberdade, a Vida sem o Trabalho Escravo, uma forma de "qualidade de vida"
    O que não é diferente dos negros da Favela. O que eles querem é a Liberdade e a qualidade de vida, então é mais facil vender crack na esquina e ganhar R$500,00 do que passar cinco horas com a cara enfiada num caderno sem ganhar um tustão sequer.
    É esse o motivo, mas como toda regra tem a sua exessão, existem muitos outros negros que seguem a vida estudantil em busca de um futuro digno.
    O Negro não estuda em escola de ensino médio hoje porque não quer, por que os que querem estão lá, e estão estudando sem sofer nenhum incentivo por cotas ou qualquer outra coisa.
    é capaz assim como o branco, como o azul, como o amarelo, de se formar e de ser "alguém" na vida.
    E assim como você sem ajuda do governo
    (Só pra esclarecer a questão do ensino médio)

    Outra coisa. Se você passou sem nenhuma ajuda do governo é porque você foi capaz. e pra chegar onde você chegou tem que ser capaz. Independente da cor, o que importa é a capacidade.
    Se o negro é capaz ele vai entrar na faculdade sem cotas
    Se o branco é capaz ele vai entrar sem cotas
    Mas se nenhum dos dois forem capazes, nenhum dos dois vão entrar.
    Se na faculdade, no curso de medicina tem 350 vagas. Essas 350 vagas são para seres humanos independente da cor.
    Agora, por que que das 350, 70 são cotadas para negros?
    as 350 vagas são para aqueles capazes de preenchelas, negro ou não indios ou não.
    Enfim:
    O que eu quero dizer é que não importa se é negro ou se é branco... O que importa é que as pessoas são capazes de passar no vestibular e cursar uma faculdade assim como você foi.
    E que apartir do momento em que 20% das vagas são dispostas para negros, há diferenciação de raças, e isso logo é preconceito.
    mas se os proprios atingidos não fazem nada...?!
    No mais, se não houvesse nada errado, as opniões não divergiam e não haveriam protestos públicos contra as mesmas.
    Atenciosamente Matheus Carvalho.

    No mais.
    Estou indo embora...

    ResponderExcluir
  3. Olá Matheus..
    Bom, eu achei seu site por acaso...rsrs
    E achei essa publicação, e é um tema além de muito polêmico,é muito discutido no meu meio acadêmico.
    Na verdade,o acesso de negros na universidade ainda é muito menor que o acesso de brancos, porque ainda tem pouco acesso a um ensino fundamental de qualidade para competir em pé de igualdade com os brancos,tem o mesmo potencial mas não tem as mesmas oportunidades,mesmo os que estudam em escolas particulares tem chances menores, salários menores, menores chances de emprego, enquanto não tiverem oportunidades iguais tem que haver esse tipo de política,todas essas políticas são baseadas em estatísticas que mostram uma diferença enorme de oportunidades, que necessitam de políticas afirmativas.

    ResponderExcluir
  4. "e olha que convivi com apenas 03 negros "
    so tem um japones na minha sala, e ele ganha cota?
    NAO
    idai cara
    o branco pobre tem as mesmas oportunidades que um negro pobre
    o negro rico tem as mesmas oportunidades que um branco rico
    entao
    PRA QUE COTA?

    ResponderExcluir
  5. Bom Ed, eu não sou a favor das cotas, mas não acho que o caminho seja este...
    As classes sociais tanto quanto as financeiras não influenciam diretamente nas oportunidades, o Brasil, não unica e exclusivamente, é um país preconceituoso sim, não me venham negar isso...
    Eu, particularmente não acho que os negros tenham as mesmas oportunidades que os brancos, independente de suas classes sociais... isso PARTICULARMENTE...
    você retorifica... "PRA QUE COTA?"
    Pra mim, serve pra perjudicar uns por um lado, e outros por outro lado... mas, tem gente que nao enxerga assim... não posso fazer muito...
    Ed, obrigado por comentar... sinta-se em casa...
    Sempre as Ordens...
    Matheus Carvalho!

    ResponderExcluir